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Como atrair pacientes particulares para o Consultório

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Como atrair pacientes particulares para o Consultório

Depois de anos de formação, alguns eventos e especializações, você aluga um espaço (só para você ou compartilhado) e está pronto para colocar em prática tudo o que aprendeu. Sem dúvida, seria lindo que os clientes começassem a aparecer assim que isso acontece. Mas, não é bem assim que funciona. Então, nesse blogpost vou te contar Como atrair pacientes particulares para o Consultório usando o Marketing Digital (para além das redes sociais).

Antes de mais nada, preciso te contar que eu venho da área da saúde: minha formação no Mackenzie foi em Psicologia. Então, tenho boa noção de que não aprendemos na faculdade como conseguir clientes. Aliás, em alguns casos partimos para a área da saúde justamente por não gostar tanto de vendas. Mas, agora, que está aí com consultório bonitão, precisa colocar o bloco na rua e começar a desfrutar do que lutou para conseguir!

 

Para isso, trouxe aqui 11 formas de Como atrair pacientes particulares para o Consultório

De fato, sempre que crio um conteúdo, me esforço para que ele seja simples e completo. Isto é, sem lenga lenga e com atitudes práticas que você pode tomar sozinho. Ou, ainda, se quiser, contar com o time da Farmer.

Então, vamos começar?

Em primeiro lugar, o passo mais simples: Investir em sua imagem

Mas, o que significa isso?
Simples, basicamente você precisa ter:

  • boas fotos suas,
  • um consultório que condizente com o público que gostaria de atender,
  • fotos desse consultório,
  • e um logotipo.

Sobretudo esses 4 itens simples são o ponto de partida para seu Marketing Digital funcionar.

Invista em boas fotos

Então, para as fotos, o ideal é investir em um ensaio profissional. Outra opção é convidar algum amigo que goste de fotografar (e saiba fazer isso). Seja como for, é importante que você faça uma pesquisa prévia para ter ideias de boas fotos e que elas conversem com seu estilo. Sem dúvida, investir em um fotógrafo corporativo pode te ajudar a ter melhores resultados. Afinal, ele já tem “as manhas”, é um especialista no assunto. Inclusive, se você não tiver um espaço, provavelmente vai te indicar um.

Considere o perfil do seu público

Outro ponto importante é que o consultório ou clínica precisam estar alinhados com o público que deseja atender. Assim, a localização precisa ser interessante e o ambiente de acordo com o que seus pacientes esperam. Com certeza, em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro, é importante pensar no deslocamento das pessoas.

Valorize o seu espaço

Agora, o terceiro ponto conecta seu espaço físico com o Marketing digital: as fotos do consultório. Assim como as suas, ter boas imagens do seu consultório poderá ser um fator decisivo para fazer o interessado se deslocar até o espaço. Além disso, elas serão usadas em todos os lugares! Por exemplo, no site, Google Maps, Redes Sociais, Diretórios, etc.

Crie o visual da sua marca

Por fim, não esqueça da importância de investir em um logotipo. Aqui, você pode contratar alguém para fazer ou você mesmo criar usando o Canva. Sem dúvida, a diferença será a expertise envolvida. Assim como nas fotos, o especialista já sabe como transformar em imagens o perfil da sua marca e valores que você quer agregar a ela. Mas, seja como for, é importante demais que você tenha algo para as pessoas verem. Aliás, isso profissionaliza sua marca. Afinal, não é mais o Dr. Fulano de tal escrito num cartão com fonte Arial ou Times New Roman.

Tanto logo pode ter um símbolo bacana ao lado do nome, como pode ser apenas seu nome (ou nome da clínica). Particularmente, acho legal que use uma imagem (caso opte por esse caminho) menos clichê. Isto é, algo que seja direcionada ao resultado que trará e não tanto ao que faz. Vou dar um exemplo:

  • Imagine que você é nutricionista.
  • Um símbolo clichê é usar uma maçã.
  • Mas, uma imagem do resultado pode ser uma silhueta fina (imaginando um emagrecimento), algum músculo (pensando em ganho de massa). Bem como um corpo de atleta correndo (caso seja uma nutricionista esportiva) ou um checklist aprovado (caso atue em Consultoria Sanitária).

Além disso, pode ser interessante você incluir uma linha menor depois do nome com slogan, segmento de atuação ou principal atividade. Sobretudo, isso facilitara vida de quem te encontra. Afinal, rapidinho já vai saber que você é o que ele precisa!

Também esse logo será usado em diversos lugares, certo? Então, vale investir um tempinho e/ou dinheiro em algo de qualidade. Assim que tiver o material concluído, envie para alguns amigos (que vão dar feedback de verdade) avaliarem.

atrair mais pacientes particulares

Segunda dica é ter um site otimizado para o Google

Hoje, não tem jeito. De acordo com o Priory, em 2020 o Google contabilizou 32,8 milhões de pesquisas por dia. É gente pra caramba! Inclusive, você deve usar o buscador com frequência, certo? Então, qual é o primeiro lugar que você deve aparecer? Lá!

Mas simplesmente te dizer que precisa ter um site parece meio óbvio, não?

Por isso que vou te contar o que seu site precisa para ser otimizado! Então, confere a lista aí:

Em vários exemplos ali em cima usei o site do Dr. Marco, que é um case muito bacana nosso que você consegue saber mais aqui.

Então, percebe que com esses conteúdos, você tem um site que responde todas as possíveis pesquisas do seu público-alvo? Certamente, esse é o começo para ter um site que apareça e ranqueie no Google. Mas, outros pontos importantes são:

  • De preferência usar o WordPress (e com ele o Yoast SEO);
  • Títulos diretos e assertivos;
  • URLs amigáveis;
  • Imagens e códigos leves;
  • SSL (aquele cadeadinho ao lado do endereço do site);
  • E por aí vai…

Agora, aproveitando o assunto site e Google, aqui vai a terceira dica: invista em anúncios no Google ou Facebook

Em primeiro lugar, é importante você saber que todo site, por mais legal que seja, começa do zero no Google. Afinal, ninguém consegue vê-lo enquanto o buscador não navegar nele, enxergar todas as páginas e o acompanhar por um período.

Por isso, nesse meio tempo, que você precisando de clientes, deve separar uma verba para acelerar a chegada de pacientes. Para isso, o Google oferece o Google Ads. Enquanto que o Facebook e Instagram têm o Facebook Business Manager.

No primeiro, você investe na palavra-chave que a pessoa buscará. Já no segundo, vai atrás do perfil de seu público-alvo. De fato, os dois são interessantes, mas se tiver que escolher um, vá no Google.

Mas, por que escolher o Google?

Simples, ele é focado no interesse da pessoa. Por exemplo, ele busca Clareamento Dental em São Luiz-MA e você aparece em primeiro lugar. Para que a pessoa busque isso, já existe uma vontade de compra. Isto é, está pesquisando as opções para escolher e fechar.

Por outro lado, na busca pelo perfil, a pessoa pode ou não estar a fim de um tratamento. E você vai investir para ele te encontrar. Funciona? Com certeza, mas pode ser um caminho mais longo.

E como ter sucesso no Google Ads?

Sem dúvida, a grande chave para ter bons anúncios no Google é a escolha das palavras-chaves. Então, procure pensar quais termos as pessoas usam para chegar até você. Aliás, você pode usar aquela listinha que fiz ali em cima sobre as páginas do seu site. Ou, ainda,  dar uma olhada no nosso E-book Geração de Leads com Google Ads.

Mas, é preciso se atentar: o Google vai te cobrar por clique. Então, é importante dar uma boa atenção para onde você vai encaminhar seus interessados. Ou seja, certifique-se que a página de destino tenha todas as informações que a pessoa precisa para se decidir. Aqui é importante:

  • Falar sobre o problema;
  • Explicar o (possível) tratamento;
  • Dizer por que ela deve se consultar com você;
  • Te apresentar;
  • Apontar sua localização (caso faça consulta presencial) e as fotos do espaço;
  • E informações úteis como plano de saúde (ou reembolso), horários e dias de atendimento…

Agora, bora pro próximo?

atrair mais pacientes particulares

Tenha um perfil no Instagram e/ou Facebook com atualização frequente

Provavelmente você já imaginava que deveria ter um perfil no Instagram, não?

No entanto, o grande lance dessa dica é que ele deve ser atualizado com freqüência. Afinal, não adianta ter um perfil lá se você publicar um dia e levar duas semanas para postar novamente. De fato, para ter sucesso, você precisa manter uma regularidade.

Mas, como você pode fazer isso?
Aqui a resposta é simples. Por outro lado, a execução é trabalhosa. Mas, é bem viável!

Como trabalhar um perfil no Instagram?

Primeiro, procure pensar no que pode interessar seu público-alvo. Segundo, evite falar apenas de problema, ninguém quer seguir alguém que só fala (ou mostra) coisas negativas. Terceiro, busque assuntos relevantes, no próximo tópico vou falar um pouco disso.

Quanto às artes, você pode contar com alguma agência de marketing digital (nós mesmos cuidamos de algumas redes sociais) ou fazer você mesmo. Se optar por cuidar por conta própria, pode usar o Canva novamente. A saber, ele vai te dar alguns modelos prontos e permitir que mantenha um padrão nas postagens.

Por fim, para ser regular, você precisa planejar os seus posts (ou fazer o que chamamos de planejamento de conteúdo). Inclusive, você pode sentar um dia e criar todos os posts do mês. De início, recomendo que faça pelo menos 3 posts por semana. Assim, com o tempo vai crescendo, até chegar no que acho ideal: 2 posts por dia. Aqui, use o mLabs para programar todos os posts.

Além disso, certifique-se que sua biografia tenha um link apontando para seu site. Ou, ainda, uma lista de links (como o Linktree) com site, agendamento, WhatsApp e as urls mais importantes.

atrair mais pacientes particulares

A quarta dica (e uma das mais importantes) para saber como atrair pacientes particulares para o Consultório é investir em um bom conteúdo

Aqui, essa dica conversa tanto com site, quanto com as redes sociais. Em primeiro lugar, saiba que você, como profissional da saúde, é visto como referência. Ou seja, alguém que detém um conhecimento muito maior que seu cliente. Assim, é importante demais que sua comunicação confirme isso.

Muitas vezes, você entra em uma página para conhecer um serviço e sai dela com mais dúvidas do que quando entrou, não é mesmo?

Então, evite repetir isso com seu paciente! Pelo contrário, no seu site procure responder todas as dúvidas sobre o problema em uma única página. Aliás, pode perceber esse blog post aqui, que com certeza vai ficar com mais de 2.000 palavras. Sabe por que? Primeiro, porque quero que ele apareça no Google. Segundo, porque quero que ele resolva a dúvida de Como atrair pacientes particulares para o Consultório.

Então, o conteúdo precisa ser completo.

Mas e o conteúdo das redes sociais?

Já até comentei ali em cima que não dá para falar apenas do problema. Ou de quão incrível você é, quais formações você teve ou de como é moderno seu tratamento. Além disso, você precisa trazer:

  • seu dia a dia,
  • levantar dúvidas,
  • responder perguntas frequentes,
  • dicas úteis,
  • conteúdos sobre prevenção,
  • casos reais (quando possível e mesmo que não identifique as pessoas),
  • o que é cada patologia que trata,
  • como funcionam os tratamentos…

Aqui são algumas ideias, agora é dar uma pesquisada no Instagram e se inspirar em alguns perfis. Depois, juntar as ideias e colocar a mão na massa. Ainda que contrate alguém pra fazer, é importante que chegue com um bom briefing.

Por exemplo, um perfil que gosto demais na área da saúde é da Dra. Ana Elisa. Aqui ela tem um jeito bem simples e carismático de se comunicar, mostrar o dia a dia, alguns antes e depois e se conectar com o público-alvo. Então, vale dar uma espiada!

Aqui acho que vale um adendo: nem todo mundo gosta de aparecer e gravar vídeos (ou dancinhas). Mas, você não precisa aparecer se não quiser e nem fazer o que não se sente confortável. Basta definir até onde conseguir ir e partir. Sem pressão!

 

Além de investir em anúncios, pode ser muito bom você impulsionar os posts do seu perfil

Assim como acontece com o site, seu perfil de Instagram não vai bombar do dia para a noite. Isso não existe. Por isso, no período inicial, é massa demais que você consiga investir uma fatia da sua verba em impulsionamento.

A diferença do que comentei ali atrás é que aqui não vamos enviar ninguém para o site. Dessa vez o objetivo é que a pessoa visite seu perfil, conheça, confira os conteúdos e, talvez: vire seu seguidor.

De fato, eu não sou a pessoa mais apaixonada por seguidores (não os vejo pagando as contas e acredito que a jornada de compra é maior. Mas, parto do principio de que você precisa de audiência para ter clientes. Assim, a audiência da rede social também pode te tornar relevante.

Então, pensando nisso, imagine que alguém está pesquisando pelo problema que você resolve, encontra seu site e vai pesquisar sobre você. Depois, ele chega no seu perfil e vê algo atualizado com freqüência e com boa quantidade de seguidores. Sem dúvida, esse é um endosso que pode influenciar a escolha dele.

Aqui estou falando da área da saúde como um todo, pode ser que no seu caso isso não seja relevante. Então é só passar para o próximo tópico! 😉

atrair mais pacientes particulares

Esse eu gosto demais: faça co-marketing

Co-marketing, Marcelo? Que parada é essa?
Simples, é você chamar alguém de uma área que conversa com sua especialidade para um bate papo. Ou, ainda, para criarem um material juntos. Logo, vocês vão aproveitar a audiência dos dois, para que ambos cresçam e se conectem com um público maior.

Por exemplo, imagine o cenário de uma nutricionista esportiva focada em ganho de massa muscular. Onde estão os clientes dela? Provavelmente em uma academia, certo? Então, por que não chamar alguém de academia ou personal trainer para uma live? Ou para criar um E-book com 10 dicas para ganhar massa muscular, unindo a nutrição e o exercício físico?Com certeza, é a melhor resposta que alguém com esse interesse poderia ter. Sem dúvida, muito melhor que um material criado só pela nutricionista ou exclusivamente pela academia.

E a divulgação? É responsabilidade dos dois lados!

Isto é, dois investimentos em anúncio, duas bases de email para divulgar, duas listas de clientes… e por aí vai. Assim, ao final de ambos (live ou e-book), haverá a propaganda dos dois envolvidos. Por exemplo, convidando para uma primeira consulta (ou avaliação) e para alguns dias grátis de treinamento na academia.

atrair mais pacientes particulares

Invista em blog e materiais gratuitos para responder como atrair pacientes particulares para o Consultório

Ali em cima dei um spoiler bem de leve. Agora é hora de falar dos e-books e os tais materiais ricos. Em primeiro lugar, “rico” é tudo que pode ser tão interessante que alguém pode estar disposto a deixar nome e e-mail para receber.

Assim, alguns exemplos bem simples são:

  • E-books;
  • Trilhas de conteúdo em vídeo (mini curso de como se alimentar melhor);
  • Lives ou Webinars;
  • Planilhas ou ferramentas (plano para correr 5km em 30 dias)…

Duas coisas são importantes nesse tópico. Primeiro, pense bem no que criar (precisa ser algo realmente relevante). Segundo, se é para fazer, faça direito. Afinal, vejo muito e-book por aí que não resolve nada, só fala, fala fala e não chega a lugar nenhum. Sobretudo isso significa desperdício de energia, tempo e dinheiro.

Não acho que existe um tamanho mínimo ou quantidade mínima de palavras. Mas, o importante é que você leia e chegue à conclusão de que aquilo vai resolver a dúvida que fez o cidadão baixar o material.

Por outro lado, mais simples que fazer um material rico, é ter um blog. Inclusive, esses dias estava conversando com minha namorada, contei que estava criando um conteúdo para nosso blog e a pergunta dela foi: ainda existe blog?

Mas, ainda existe blog mesmo?

Minha resposta pra ela foi: Siiiim! E toda pesquisa que você faz no Google tenho certeza que encontra um blog post! 😀

Faça o teste aí ou pense nas suas últimas pesquisas. Com certeza, tudo que você busca no Google retorna com um conteúdo de blog. Seja explicando a diferença entre uma coisa e outra, trazendo mitos e verdades, com um link para você ver mais ou vendendo algo relacionado. De fato, é assim que a maioria das pesquisas funcionam.

Aliás, você é quem entende do que entrega. Assim, é a melhor pessoa (e mais confiável) para ser referência em conteúdo.

Mas, aí você deve pensar: beleza, eu crio esse conteúdo… e? Como a pessoa vira cliente?

Aqui vão algumas dicas para criar conteúdos inteligentes

Primeiro, é importante que na hora de criar o conteúdo você pense como um Funil:

  • Vai criar conteúdos de topo: quando a pessoa está super perdida, sem saber a solução;
  • Conteúdos de meio: quando ela já sabe como resolver, mas tem dúvidas;
  • E por fim os conteúdos de fundo: explicando por que você é a melhor opção.

Ficou claro? Vou exemplificar com nossos conteúdos:

  • Topo: Como atrair pacientes particulares para o Consultório (esse conteúdo aqui não fala em Marketing Digital no título)
  • Meio: Marketing Médico: como melhorar os resultados (aqui eu já falo com quem sabe qual é a saída)
  • Fundo: Consultoria de Marketing Digital para Médicos: por que investir? (aqui eu vendo nosso serviço)

Em resumo, são esses tipos de conteúdo que você precisa criar. Agora, o mais importante: no meio desse conteúdo precisa incluir formas da pessoa entrar em contato com você, ou se cadastrar para receber mais dicas.

atrair pacientes para o consultorio

Bora para o próximo? Tenha automação de Marketing com E-mails

Isso é importante para manter a conversa com quem baixa seus materiais. Além disso, é bem útil para lembrar os pacientes de:

  • Confirmar consultas;
  • Agendar o retorno;
  • Cuidados de pós-operatório ou tratamento;
  • Atualização de novidades.

Aqui na Farmer nós usamos o RD Station para Automação de Marketing e somos parceiros GOLD da ferramenta. Então, sou suspeito para falar! Mas, acredito que seja um super investimento para qualquer consultório ou clínica. Além de automatizar os e-mails e manter os leads engajados, vai te dar uma boa gestão do retorno sobre o investimento que faz nas mídias (Google e/ou Facebook).

Sem falar na facilidade de ter um botão de whatsapp e nas landing pages incríveis que pode criar com ele. Mas isso já é assunto para outro post…

 

Falando em RD, tenha os dados pertinho de você

Sim, dados. Eu vejo essa sendo a maior vantagem do Marketing Digital x Marketing Tradicional. Sabe aquela época em que as pessoas faziam anúncios nas revistas ou outdoors? É isso que estou comparando aqui.

A saber, no marketing digital você terá facilmente os números de:

  • visitas do seu site,
  • principais páginas de entrada do site,
  • cliques do seu anúncio,
  • custo por visita,
  • crescimento de seguidores,
  • engajamento com as postagens,
  • melhores horários para posts ou stories,
  • abertura dos e-mails,
  • cliques que seus e-mails recebem,
  • E o principal: quanto gasta para conseguir cada lead e cada cliente.

Então, om esses dados em mãos, você consegue ir melhorando tudo o que comentei nesse post e investir no que te traz melhor resultado. Ou seja, você vai ter seus investimentos (Google, Rede Social, Impulsionamento…) e vai chegar no final do mês e checar: quanto cada um me trouxe de resultado x quanto investi na mídia.

Depois, é ver se existe margem para otimização (onde não está tão bem) ou se vai de fato, parar. Assim, no mês seguinte com certeza fará um melhor investimento. Essa roda precisa girar sempre.

atrair pacientes para o consultório

Por fim, Como atrair pacientes particulares para o Consultório?
Tenha uma consultoria de marketing digital com você

Como comentei ali em cima, meu intuito é que você consiga compreender as opções, fazer você mesmo ou contar com a gente nessa caminhada. Aliás, gosto bastante de quem chega até nós com algo pronto, seja logo, site ou perfil de rede social.

Falei no post inteiro sobre investimento e sei que, nem sempre, a verba de Marketing está no planejamento financeiro de uma clínica ou consultório. Então, minha dica para você é entender até onde consegue ir. Mas saiba que nós podemos criar um plano de marketing digital bem realista, de acordo com suas possibilidades.

Aqui nossos clientes investem a partir de R$5.000/mês em comunicação (nós, ferramentas e anúncios). Então, se esse valor couber no seu bolso, será muito legal conversar contigo! Pode agendar uma reunião por aqui.

Se não couber, não tem problema! É só se inscrever aqui embaixo em nossas newsletters, seguir a gente no Instagram no @farmermkt, acompanhar nosso conteúdo e colocar a mão na massa. O importante é colocar o bloco na rua. Com o tempo, seu caixa aumenta, você começa a perceber a necessidade de terceirizar essa produção do Marketing e nós estaremos aqui.

atrair mais pacientes particulares

E aí? O que achou do Como atrair pacientes particulares para o Consultório?
Comente aqui o que achou desse conteúdo, quero continuar criando textos sobre Marketing Médico.

Marcelo Oliveira

Sócio-fundador da Farmer, psicólogo de formação, trabalha com Marketing Digital desde 2008. É apaixonado por SEO, Inbound, Marketing de Conteúdo e Wordpress. Viciado em livros, corrida e uma boa pedalada.

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